Declaração Amigável

Declaração Amigável

COMO PREENCHER UMA DECLARAÇÃO AMIGÁVEL

UTILIZAR PARA TODOS OS TIPOS DE ACIDENTE AUTOMOVEL

PARA O CONDUTOR

  • Em caso de acidente, quaisquer que sejam as circunstâncias, mantenha-se calmo e seja cortês.
  • Se houver somente danos materiais:
  • Apresente, espontaneamente, o cartão de seguro e Licença de condução e preencha, tranquilamente, mas com todo o cuidado e com o outro condutor, um só impresso de DECLARAÇÃO AMIGÁVEL DE ACIDENTE AUTOMÓVEL.
  • Se houver feridos, mesmo que ligeiros:
  • Chame a autoridade – G.N.R. ou P.S.P.


COMO PREENCHER ESTE IMPRESSO

No local do acidente:

  1. Utilize um só impresso para o caso de colisão de 2 veículos, 2 impressos para o caso de 3 veículos, etc. Não importa quem fornece ou preenche o impresso. Use uma esferográfica e escreva de modo a que o duplicado fique bem legível.
  2. Não se esqueça de indicar o solicitado nas rubricas:
  3. Documento de seguro – Cartão, Certificado ou Carta Verde.
  4. Licença de condução.
  5. O ponto de embate inicial, com toda a precisão.
  6. Com uma cruz (X), todos os quadrados que se apliquem para cada veiculo, de entre as várias CIRCUNSTANCIAS DO ACIDENTE e se precisar, ao fundo, o número total de quadrados que foram assinalados.
  7. ESQUEMA DO ACIDENTE (traçado da via, direcção dos veículos, posição no momento do embate, etc.).
  8. Se existirem testemunhas, indique os seus nomes, moradas e telefones.
  9. Assine e faça assinar a declaração pelo outro condutor. Entregue-lhe um exemplar e guarde o outro para si.


PARA O SEGURADO

  1. Complete os elementos necessários para a sua Seguradora, preenchendo a PARTICIPAÇÃO DE SINISTRO impressa no verso da DECLARAÇÃO.
  2. Não se esqueça de indicar onde pode o seu veículo ser vistoriado por um perito, se necessário. Para o efeito, contacte a sua Seguradora.
  3. Não altere em nada a DECLARAÇÃO AMIGAVEL feita pelos condutores.
  4. Remeta, com urgência, este impresso a sua Companhia num prazo inferior a 8 dias a contar da data da ocorrência. (ver art.º 38º das Condições Gerais da Apólice)


CASOS ESPECIAIS

  1. Se o outro condutor tiver um impresso de DECLARAÇÃO AMIGAVEL semelhante, mas em língua diferente pode usá-lo, sem receio, levando em conta que Os números, num e noutro impresso, são de conteúdo e significado igual, podendo seguir com o olhar o impresso português como tradução correcta das perguntas apresentadas, rubrica a rubrica.
  2. Mas, para participar 0 sinistro a sua Seguradora. deverá o Segurado utilizar o impresso português (verso da DECLARAÇÃO AMIGAVEL) que lhe for fornecido pela sua Companhia, a qual o deverá devolver, com urgência, depois de preenchido e assinado, juntamente com o exemplar da DECLARAÇÃO AMIGAVEL assinado pelos condutores.
  3. Este impresso (frente e verso) servirá, também, para comunicar, a sua Companhia sinistros de que resultem, exclusivamente, danos no veículo seguro.
Share on Facebook